Publicado em: 03/12/2025

Teve início a obra de duplicação de 50 quilômetros da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná. O trecho integra o pacote de ampliação das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369, que compõem um investimento total de R$ 1,5 bilhão previsto para ser entregue até 2027 pela concessionária responsável.

A duplicação atende a uma demanda histórica das comunidades da região e inaugura um ciclo mais robusto de obras estruturantes. Segundo a concessionária, o programa de expansão movimentará cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. A BR-153 forma a Transbrasiliana, corredor fundamental da ligação Norte-Sul e rota estratégica para o escoamento de cargas e o deslocamento regional.

A estruturação financeira do plano foi montada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que apoiou o projeto com R$ 6,4 bilhões. Desse total, R$ 829 milhões foram destinados por meio de financiamento direto e R$ 5,55 bilhões por debêntures incentivadas. O conjunto de recursos sustenta o ciclo de obras da EPR Litoral Pioneiro, que prevê 350 quilômetros de duplicações, 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais ao longo de 30 anos, em um investimento global de R$ 12,4 bilhões.

A etapa contratual de ampliação de capacidade, que abrange do terceiro ao oitavo ano da concessão, concentra a maior parte dos investimentos. Antes dela, o primeiro ano foi dedicado à recuperação das condições de tráfego, com ações de manutenção no pavimento, reforço da sinalização, recuperação de pontes e viadutos e implantação do atendimento operacional 24 horas. Grande parte desses serviços foi concluída no primeiro mês de contrato, incluindo a solução definitiva para o km 40 da BR-277, área afetada por deslizamentos anteriores ao início da concessão. A concessionária afirma ter priorizado respostas rápidas às demandas de prefeitos e lideranças regionais, antecipando intervenções em trechos mais sensíveis.

No segundo ano, os trabalhos avançaram para a recuperação do pavimento com padrões superiores de qualidade. Em paralelo, tiveram início as instalações dos sistemas de pesagem em movimento (HS-WIM), que aprimoram o controle de cargas, e dos pontos de parada e descanso para caminhoneiros, projetados para elevar o bem-estar dos motoristas profissionais.

Infraestrutura

As obras entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina promovem uma reorganização completa da circulação, tanto urbana quanto rural. A nova pista paralela separa o fluxo por sentido, reduz pontos de conflito e amplia a fluidez da viagem. Nos trechos urbanos, o projeto incorpora vias marginais, ciclovias e acessos reordenados, ampliando a segurança local. A ponte sobre o Rio Ubá será duplicada, reforçando a capacidade estrutural do corredor.

Ao todo, o projeto prevê 11 dispositivos de retorno em desnível, seis retornos em nível, cinco pontes, quatro trevos e 19 viadutos, compondo um conjunto de intervenções que facilita manobras, melhora o escoamento de cargas e diminui a pressão sobre áreas sensíveis do tráfego. As melhorias atendem moradores, produtores rurais, empresas de transporte e serviços essenciais, criando condições mais estáveis de circulação entre os dois municípios.

As frentes de trabalho funcionarão de forma simultânea. Para reduzir impactos no cotidiano da população, a concessionária adotará um planejamento flexível, com monitoramento constante do tráfego e ajustes operacionais sempre que necessário. Informações sobre intervenções e condições de circulação serão divulgadas antecipadamente pelos canais oficiais — site, redes sociais e atendimento operacional. O atendimento 24 horas pelo número 0800 277 0153 continua disponível para orientações aos usuários.

De acordo com a EPR Litoral Pioneiro, a execução segue um modelo de atuação baseado no diálogo com o território e na oferta de informações claras aos usuários, orientação que também conduz os projetos de modernização da BR-369 e da PR-092.

A concessionária também informa que esses investimentos, previstos até o sétimo ano de contrato, reforçam o papel do Norte Pioneiro no desenvolvimento regional, ampliando as oportunidades econômicas, turísticas e de circulação em áreas urbanas e rurais, com novos dispositivos, marginais e ampliações de capacidade.

Fonte: BE News

Começa a duplicação de 50 km da BR-153 no Paraná