Publicado em: 08/12/2025
Foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (5), a Deliberação 471/25, que trata das homologações dos resultados dos leilões para a concessão do Sistema Rodoviário das Rodovias Integradas do Paraná, lotes 4 e 5.
No caso do Lote 4, composto pelas rodovias BR-272/369/376/PR e PR-182/272/317/323/444/862/897/986, fica estabelecido que a proponente vencedora é o Consórcio Infraestrutura PR, que ofereceu desconto sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) de 21,30%; e aporte de R$358.215.304,79.
Já no do Lote 5, composto pelas rodovias BR-163/369/467 e PR-158/317/467/977/978, a proponente vencedora é o Grupo Pátria, por meio da Reune Rodovias Holding II S.A.; que ofereceu desconto sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) de 23,83%; e aporte: R$399.455.959,54.
Segundo o documento, os resultados homologados obedecem aos termos e condições estabelecidos no Edital nº 03/2025. A homologação vincula as empresas Consórcio Infraestrutura PR e Reune Rodovias Holding II S.A. ao cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato, conforme disposto no Edital. Mais informações no site da ANTT.
Principais obras no Lote 4
A concessão do Lote 4 tem como principais obras as duplicações de 231,96 quilômetros de vias, com destaque para a PR-323, entre Maringá e Guaíra, que ganhará mais de 150 quilômetros duplicados. O contrato inclui ainda 87,11 km de faixas adicionais, 39,59 km de vias marginais, 74 passarelas, 174 pontos de ônibus, 8 passagens de fauna, 18 barreiras acústicas e 28 caixas de contenção de produtos perigosos — intervenções que vão trazer mais segurança, fluidez e conforto aos usuários.
Quatro contornos também estão no pacote de melhorias: Londrina (norte), Maringá (sul), Nova Londrina e Itaúna do Sul. Além disso, cinco novas praças de pedágio serão instaladas nas rodovias estaduais, ampliando a cobertura para trechos que nunca haviam sido concessionados.
Principais obras no Lote 5
Nos próximos anos, o contrato de concessão envolvendo o Lote 5 prevê 238,57 quilômetros de duplicações, 19,99 quilômetros de vias marginais e a implantação de duas novas praças de pedágio — em Cascavel (PR) e Terra Roxa (PR) — além de melhorias em outras três já existentes (Corbélia, Mamborê e Floresta).
Além disso, estão previstos passarelas, retornos, correções de traçado, barreiras acústicas, áreas de escape e pontos de parada e descanso para caminhoneiros, ampliando a segurança e a fluidez do tráfego.
Fonte: Estradas.com.br