Publicado em: 23/12/2025

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), deu um passo decisivo na modernização da malha viária estadual. Ao longo de 2025, a autarquia publicou mais de 80 editais que, juntos, somam um volume de investimentos superior a R$ 7 bilhões. Os recursos serão destinados a obras e serviços de conservação nas rodovias estaduais, com execução planejada para os próximos anos.

O maior valor individual para uma licitação é a contratação de manutenção e conservação periódica do pavimento de cerca de 10 mil quilômetros de rodovias, dividida em 40 lotes, com orçamento estimado em R$ 5,24 bilhões e prazo de execução de três anos. Esse edital ainda está em andamento, restando definir os vencedores para alguns dos últimos lotes.

Rodovias do Paraná que foram contempladas

Entre as obras licitadas pelo DER/PR esse ano, já com orçamento publicado, a maior delas foi a restauração e ampliação em concreto da PRC-466 entre Lidianópolis e Manoel Ribas, em um total de R$ 560 milhões. Em seguida está a duplicação em concreto da Rodovia dos Minérios, entre o centro de Almirante Tamandaré e o Jardim Areias, por R$ 350 milhões; a duplicação da PR-412 entre Guaratuba e Santa Catarina por R$ 272 mi; o remanescente da pavimentação da PR-160 entre Imbaú e Reserva por R$ 199 mi; a pavimentação da PR-574 e PR-575, nos municípios de Cafelândia, Nova Aurora e Tupãssi, por R$ 107 mi; e a pavimentação da PR-462 entre Iretama e Barbosa Ferraz, por R$ 90 mi.

Essas obras, na maioria das vezes, são contratadas por valores menores que o orçamento estimado, devido a disputa entre as empresas interessadas. As sessões de disputa acontecem no portal de compras do governo federal, o compras.gov.br, com as participantes realizando propostas de preços cada vez menores, até uma ser declarada a melhor classificada.

Entre os editais de obras com valor menor, se destacam a pavimentação de trecho da PR-436 em Ibaiti, por R$ 37 milhões; a implantação do trevo de acesso ao Hospital Regional de Cornélio Procópio na PR-160, por R$ 14 mi; e a obra de recuperação e alargamento da ponte sobre o Rio Jordão na PR-170, em Guarapuava, também por R$ 14 mi.

Além do edital bilionário de conservação do pavimento de rodovias estaduais, que vai compor o Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias (ProMAC) do DER/PR, foram lançadas as licitações de outros dois programas este ano, ambos inéditos.

O programa Rota Segura: Terceiras Faixas vai estudar a ampliação da capacidade de tráfego em 1,4 mil quilômetros de rodovias, e o programa Conexões Seguras vai estudar melhorias em 201 entroncamentos de rodovias. O orçamento total estimado para as duas iniciativas foi de R$ 28 milhões, que resultarão em dezenas de anteprojetos e futuramente na execução de obras.

Projetos

Também foram lançados editais para contratar individualmente a elaboração de projetos e anteprojetos. Eles incluem a restauração e ampliação da PR-218 entre Paranavaí e Amaporã; a duplicação do Contorno Norte de Rolândia; e a restauração e ampliação de trecho da PR-542 em Lobato.

Também está em andamento a licitação para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da pavimentação da PR-405 entre Guaraqueçaba e Antonina, incluindo elaboração de anteprojeto de engenharia, além de realização de estudos e demais requerimentos para obter o licenciamento ambiental da obra.

Outras licitações de obras

O DER/PR conta atualmente com seis licitações de obras com orçamento ainda sigiloso, tendo sido publicados mais recentemente. Considerando o porte dessas iniciativas, o valor total dos editais publicados pelo DER/PR em 2025 deve ultrapassar a marca de R$ 8 bilhões em investimentos na malha rodoviária estadual.

Estas obras são a duplicação em concreto da Rodovia da Uva (PR-417) entre Curitiba e Colombo; restauração e ampliação em concreto da PRC-272 entre Mauá da Serra e Lidianópolis; pavimentação da PR-510 e PR-512 entre Balsa Nova e a Lapa; restauração e ampliação em concreto das PR-239 e PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo; restauração da PR-092 entre Santo Antônio da Platina e Andirá; e a implantação de uma nova trincheira na BR-369 em Cambé, entroncamento com a Rua da Esperança.

O objetivo de manter o orçamento sigiloso é estimular as participantes a estudar cuidadosamente o edital e seus anexos para elaborar uma proposta de preços.

OUTRAS – Demais licitações do DER/PR incluem a aquisição de insumos como Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ), materiais e equipamentos para as sedes regionais, escolas práticas educativas de trânsito e para o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), serviços de consultoria e supervisão, reformas de edifícios, conservação de trechos não-pavimentados, e melhorias pontuais como recuperação de sistemas de drenagem danificados, e também aquisição de licença de softwares para apoiar o trabalho dos técnicos do departamento, entre outros.

Fonte: Bem Paraná

Paraná investe mais de R$ 7 bilhões para obras em rodovias nos próximos anos; veja em quais