Publicado em: 16/09/2025
As vendas totais de pneus no Brasil registraram uma queda de 0,8% no acumulado de janeiro a julho de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, passando de 22,63 milhões para 22,44 milhões de unidades. O resultado negativo foi impulsionado pela forte retração de 6,1% no mercado de reposição (de 15,67 milhões para 14,72 milhões de unidades). O desempenho positivo ficou por conta do setor de montadoras, que registrou um crescimento expressivo de 11% nas vendas (de 6,96 milhões para 7,73 milhões de unidades). Os dados são da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
Desempenho por Segmento
- Passeio (automóveis e comerciais leves): O segmento teve uma queda leve de 0,1% no total de vendas. A venda para montadoras subiu 12,1%, mas não foi suficiente para compensar a queda de 5,7% no mercado de reposição.
- Carga: As vendas totais caíram 4,3%. Enquanto as vendas para montadoras cresceram 4,6%, o canal de reposição recuou 7,6%.
- Motocicletas: O segmento continuou em crise, com uma queda acentuada de 10,9% no mercado de reposição, único canal relevante para este produto.
Presidente da ANIP cobre pressão de importações
Rodrigo Navarro, CEO da ANIP, atribuiu os resultados negativos à concorrência com importações, principalmente de origem asiática, que according to a associação, praticam preços abaixo do custo (dumping). Navarro também citou as altas tarifas impostas pelos EUA como um “desafio adicional” para a indústria.
“Precisamos de agilidade nos pleitos em curso envolvendo o setor, como aqueles que tratam de medidas antidumping e questões regulatórias envolvendo meio ambiente”, completou.
Julho tem desempenho positivo
Em contraste com o resultado acumulado do ano, o mês de julho isoladamente apresentou alta de 6,9% nas vendas totais na comparação com junho. As vendas para montadoras subiram 10,2%, e o mercado de reposição teve um aumento de 5,1%.
Fonte: Frota&Cia
