Publicado em: 19/11/2024
Motoristas de todo o país estão sendo surpreendidos por alertas com notificação extrajudicial de suspensão de CNH, que na verdade se trata de um golpe espalhado por todo o país.
O alerta vem do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Além da informação sobre a suspensão da CNH, as mensagens de texto trazem um link, onde o golpe contra os motoristas acontecem.
De acordo com a publicação do Detran-MS, a dinâmica da tentativa de golpe consiste no recebimento de mensagem via SMS que afirma que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa está com processo de suspensão em andamento. Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página que imita o GOV.BR do Governo Federal.
Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor, e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”.
A opção de regularização pede pagamentos, via PIX, com valores que vão até R$ 200 por motorista. No Mato Grosso do Sul, os primeiro registros de ocorrências do tipo são de Nova Andradina, onde cerca de dez pessoas relataram na agência, ter recebido a mensagem, e pelo menos duas chegaram a efetuar os pagamentos.
O Detran também alerta que nenhum órgão do Governo solicita pagamentos ou dados por SMS. Os contatos realizados pelo Detran-MS com condutores ou proprietários de veículos são realizados por meio de canais oficiais, explica o Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.
“As notificações do Detran-MS são realizadas por edital em Diário Oficial do Estado, por correspondência via Correios ou notificações no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem tem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito”.
Apesar do alerta te sido feito pelo Detran-MS, motoristas de todo o país estão sendo surpreendidos com as mensagens. Por isso, é necessário atenção redobrada e ficar sempre em dúvida, não confiando cegamente no que aparece na tela do celular.
Os motoristas também podem consultar seus débitos e possíveis problemas com a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Serpro, que pode ser baixado no link https://www.gov.br/pt-br/apps/carteira-digital-de-transito.
_____
Fonte: Blog do Caminhoneiro
