Publicado em: 11/04/2025
A Portos do Paraná recebeu na quarta-feira, 9, a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Palácio Taguaré, em Paranaguá. O encontro aconteceu após a equipe visitar um trecho da concessão da BR-277, junto à concessionária EPR Litoral Pioneiro, e seguir até o ponto inicial da rodovia, localizada no Porto de Paranaguá.
O objetivo da visita à Autoridade Portuária foi aprofundar o conhecimento sobre as operações e ampliar o debate sobre oportunidades de integração logística entre as concessionárias reguladas pela ANTT e o setor de transporte de cargas com os portos paranaenses.
O acesso rodoviário ao complexo portuário é feito pelas rodovias BR-277, PR-401, PR-411, PR-410 e PR-412. Em 2024, cerca de 392 mil caminhões passaram pelo pátio de triagem do porto, representando 79,2% cargas recebidas. Do restante, 18,5% foi pela rodovia e 2,3% pelo oleoduto.
A equipe conheceu o Moegão, obra com quase 40% de avanço e que deve ser entregue no final de 2025. O novo empreendimento foi financiado pela Portos do Paraná, que investiu cerca de R$600 milhões com foco no aumento da produtividade portuária, na redução de cruzamentos ferroviários na cidade — de 16 para cinco — e na integração entre os operadores portuários e o cais.
“Eles ficaram muito satisfeitos com o que viram, tanto pelo avanço da obra quanto com o retorno positivo de capacidade e de rearranjo da malha ferroviária que o empreendimento vai promover em Paranaguá”, comentou o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama. O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, e o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, também recepcionaram a comitiva.
Durante a visita, a equipe citou a iniciativa de renovar a concessão da malha ferroviária sul, maior ferrovia do Paraná e hoje concedida à Rumo Logística. A concessão termina em 2027 e a renovação prevê investimentos significativos para ampliar a capacidade de transporte ferroviário de cargas no Paraná.
O diretor da ANTT, Felipe Queiróz, destacou a importância de uma conexão eficiente entre as operações rodoviária, ferroviária e portuária. “Estamos aqui para aproximar as empresas operadoras e avançar com iniciativas que promovam o desenvolvimento dos setores de forma integrada”, afirmou.
Fonte: Folha do Litoral
