Publicado em: 09/01/2026

Iniciada nesta quinta-feira (8), a operação de travessia por balsas no Rio Piquiri, na BR-272/PR, para restabelecer a ligação entre os municípios de Francisco Alves (PR) e Terra Roxa (PR).

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a medida foi possível depois que o contrato foi assinado nessa terça-feira (6). Com isso, os usuários passam a ter uma alternativa segura e totalmente gratuita de deslocamento enquanto a ponte sobre o rio permanece totalmente interditada para os serviços de recuperação estrutural.

A operação contará com duas balsas. A primeira entrou em funcionamento imediato, com capacidade para transportar até 200 toneladas, permitindo a passagem de veículos de diferentes portes. O tempo estimado de travessia é de aproximadamente 15 minutos. A segunda balsa tem previsão de entrada em operação em até 30 dias corridos após a emissão da Ordem de Serviço e deverá funcionar por até 14 horas diárias.

Horário de funcionamento

De acordo com o Dnit, inicialmente, o serviço funcionará das 6h às 18h30, enquanto não houver a implantação do sistema de iluminação no local. Após a conclusão dessa etapa, a operação passará a ocorrer 24 horas por dia. Eventuais alterações nos horários serão informadas por meio dos painéis de mensagens instalados na rodovia.

Segundo a Autarquia, não será exigida a apresentação de documentos para a utilização da travessia e, neste momento, não há previsão de restrições de tráfego. A implantação da operação ocorreu após a conclusão dos trâmites técnicos e a obtenção das autorizações necessárias junto à Marinha do Brasil, responsável pela liberação das embarcações e pela verificação das condições de segurança da navegação.

Paralelamente, o Dnit segue com os procedimentos para a recuperação da ponte sobre o Rio Piquiri. O cronograma das obras inclui inspeções técnicas, reforços estruturais e demais intervenções necessárias para o restabelecimento definitivo da travessia.

A ponte permanecerá totalmente interditada durante a execução dos reparos, como medida preventiva para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores. Mais informações no site do Dnit.

Fonte: Estradas.com.br

Iniciada a operação de balsas na travessia do Rio Piquiri, na BR-272/PR