Publicado em: 02/05/2025
Trechos das rodovias BR-277, PR-418 e PR-423, que integram o lote 1 das concessões rodoviárias e ligam a região central do Paraná aos Campos Gerais e à capital, terão duplicações realizadas até fevereiro de 2027. A Via Araucária, concessionária responsável pelo trecho, anunciou as obras, que ainda aguardam aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Instituto Água e Terra (IAT) para começar.
A previsão é de que os trabalhos tenham início em maio, logo após os projetos serem aprovados pelos órgãos competentes. Os trechos que compõem o primeiro pacote de obras são:
- BR-277: Entre os kms 164 e 175, conectando Palmeira a Porto Amazonas.
- BR-277: Entre os kms 249 e 266, em Irati, no trecho que liga a cidade ao entroncamento com a BR-373 e dá acesso a Guarapuava e Prudentópolis.
- PR-418: Entre os kms 5 e 16, no Contorno Norte de Curitiba, que atravessa Colombo e Almirante Tamandaré.
- PR-423: Entre os kms 9 e 35, de Araucária a Campo Largo.
A Via Araucária informou que, além das duplicações, as obras incluem a construção de viadutos, faixas marginais e novos retornos. Algumas intervenções devem impactar as tarifas cobradas ao longo do período de execução mediante os “degraus tarifários”, que permitem reajustes à medida que os trechos forem entregues aos usuários. A meta da concessionária é duplicar 344 km dos 473 km sob sua administração até 2027.
Pedro Veloso, diretor de engenharia da Via Araucária, declarou: “Tanto o processo de análise do projeto, quanto da emissão do licenciamento ambiental, estão em bom curso, e a expectativa da Via Araucária é de começar efetivamente as obras mais próximas de Curitiba já neste mês de maio e as demais até julho deste ano.”
A ANTT informou que as análises dos anteprojetos estão em andamento e dependem ainda da entrega dos projetos executivos pela concessionária para a emissão do parecer final. O IAT, em contrapartida, destacou que as análises de licenciamento ambiental são prioridades do Governo do Estado e que, conforme a legislação, o prazo previsto para a conclusão é de seis meses. O órgão também criou, em 2023, um setor exclusivamente dedicado a essas avaliações.
A concessionária garantiu que fornecerá comunicados prévios aos usuários quando as obras começarem e que os trabalhos serão realizados de forma planejada, com interrupções no tráfego ocorrendo preferencialmente em horários de menor movimento. Segundo a empresa, haverá várias frentes de trabalho atuando simultaneamente em diferentes pontos das rodovias.
O cronograma das duplicações prevê outros trechos a serem entregues progressivamente em anos subsequentes:
- Em 2028, serão realizados 52,7 km de duplicações em Palmeira e Irati.
- Em 2029, mais 43,2 km de duplicações em Palmeira, Irati e Campo Largo.
- Em 2030, 32,9 km de duplicações serão feitos em Irati.
- Em 2031, 39,15 km de faixas adicionais serão construídos em Campo Largo.
A Via Araucária reforçou seu compromisso de informar os motoristas sobre quaisquer alterações no tráfego através de canais de comunicação oficiais e realizar as intervenções de maneira a reduzir ao máximo o impacto sobre os usuários das vias.
Fonte: União Metropolitana Curitiba
